fbpx

Causado ou não causado?

Diz-se que nada pode causar a realização espiritual. Que é sem esforço. Você pode comentar?

Parece haver aí um mal-entendido.

O que é sem esforço é a Pura Consciência. Isso se realiza como sendo nossa Natureza no evento da iluminação ou despertar, pela simples razão de que é tudo o que existe. Esse é um evento que revela que algo que acreditávamos existir realmente não existe, exceto como uma forma específica de imaginação. A Pura Consciência permanece como é.

Não há entidade criando a Pura Consciência. Tampouco é “transmitida” pelo guru. Ela é, e é tudo o que existe na realidade. Ela então se manifesta como a mente e então a lei de causa e efeito começa a operar.

Portanto, o evento de despertar ou iluminação, ou o evento da Realização Espiritual, que pode vir depois, são definitivamente causados. São “coisas” que acontecem como resultado de outras coisas que aconteceram antes.

A questão, entretanto, é que eles não são causadas apenas pelo “meu” desejo ou “meus” esforços. Eles são causados por uma multiplicidade de fatores, tanto dentro do âmbito da escolha pessoal quanto fora dele.

O aspecto relevante da questão da Causa-e-Efeito e Realização Espiritual refere-se à sutil, mas poderosa crença que, de alguma forma mágica, temos controle e responsabilidade exclusiva sobre o destino. Essa crença deve ser investigada, pois é uma dimensão da raiz do sofrimento psicológico.

Nothing Wrong Anymore - non-duality Advaita pointers