fbpx
Nonduality, Advaita. The end of suffering.

EN

Ciência

A ciência ainda não compreendeu a consciência, mas está chegando lá...

A ciência compreenderá as dimensões da consciência, a explorará e a expandirá e criará coisas e experiências incríveis. Esse é o trabalho de Deus e a ciência é um de seus playgrounds.

A ciência nunca entenderá a Consciência Verdadeira. Não porque a ciência seja, de alguma forma, falha, ou por falta de intenção ou habilidade de indivíduos inclinados à ciência, mas porque ela simplesmente não se aplica; são maçãs e laranjas.

Medição, compreensão e criação são jogos que Deus, ou a mente, gosta de jogar. Na minha definição, isso não tem relação causal com a espiritualidade. A não-dualidade tem tanta conexão com a ciência quanto com qualquer outra coisa.

Conceitualmente, sim, podemos tecer quantas histórias quisermos. Isso é divertido e pode ser agradável. Li em algum lugar sobre um evento ou entidade chamado “não-dualidade e ciência”. Também podemos ter a não dualidade e carros, a não dualidade e viagens espaciais, a não dualidade e arte, ou a não dualidade e observação de pássaros. Como clubes onde as pessoas se reúnem e se divertem.

Em minha definição, espiritualidade é a busca da realização de nossa verdadeira natureza. A criação, desde os brinquedos e o tempo até as galáxias, a evolução ou a compreensão não têm nada a ver com a espiritualidade. A presença sim. E a presença é o Vazio Absoluto – do tipo que nenhuma ciência pode compreender.

Quanto ao significado da espiritualidade como uma busca, discussão ou ação, a única coisa que importa é a cessação do sofrimento desnecessário, no que me diz respeito. O resto é entretenimento. Deixe os cientistas e intelectuais se divertirem.

O mesmo acontece com as pessoas Bhakti. Substitua a ciência pela religião. O fenômeno é semelhante. Em vez de compreensão, eles buscam união. O fato de colocarmos uma ideia ou um santo em um pedestal é uma questão de propensão pessoal.

Buscar a união impede a celebração da Unidade. A busca de entendimento impede a celebração da Verdade. A busca por algo impede a celebração do Nada.

O que há de errado com o agora?

Nonduality, Advaita. The end of suffering.