fbpx

Clareza

Parece que a iluminação produz clareza sobre a vida...

A clareza é uma das dimensões manifestadas do Estado Natural. Clareza é Verdade. A Iluminação provavelmente não seria chamada de Iluminação se não fosse.

Mas uma vez que o despertar ou a iluminação acontece, um novo processo geralmente começa na personalidade. É raro que a iluminação aconteça e estejamos livres do sofrimento imediatamente. Um processo de eliminação, cura e reeducação é necessário.

Embora clareza mental e eloquência não sejam sinônimos de Iluminação, a clareza de pensamentos é uma vantagem nos processos antes e depois da Iluminação.

Até que a realização final aconteça...

O conceito de realização final mantém o aspirante buscando e atado ao tempo, em vez de convidar a olhar para o presente para o que importa. É um beco sem saída mental. Não promove a clareza de forma alguma.

Não se pode pensar na realização final, ou pensar que se é um aspirante, e ao mesmo tempo realizar Indagação. Ou você alimenta a busca pensando “você não está lá” e “vai realizar um dia” ou você volta sua atenção para Nossa Natureza Real agora mesmo.

Se isso se torna impossível, então temos que recuar e olhar para o ego mais de perto, porque certas coisas ainda estão inconscientes.

O ego tem sua própria idéia do que é a Realização Espiritual e ela é construída com base em seus medos. Assim, ele a projeta no evento ou estado da Iluminação ou da Realização. Tudo isso é uma projeção, imaginação. Portanto, temos que entender nossos medos imaginários. Não há atalho.

Ou simplesmente largamos tudo...

Bem, isso seria um atalho! A pergunta permanece: você pode fazer isso por escolha e vontade? E não estou sugerindo que ninguém deva ir e praticar o desenvolvimento da vontade. A libertação duradoura vem, pelo contrário.

Se o largar tudo acontecer, ótimo! Vamos fazer uma festa em vez de falar sobre essas coisas… Se isso não acontecer, olhar e investigar a mente pode ser muito eficaz. A mente está equipada para desfazer sua própria auto-sabotagem.

Alguns pensamentos alimentam o ego, outros são neutros, outros ajudam na indagação e na investigação. Algum grau de discriminação deve estar presente para discernir. Isso é quando a clareza mental é útil e necessária.

Nonduality, Advaita. The end of suffering.