Leia primeiro a Cronologia #1 para ter uma visão dos pontos principais. Esta linha do tempo (#2) descreve com mais detalhes as principais etapas do caminho espiritual consciente.
Esta seqüência corresponde à segunda metade dos Arcanos Maiores do Tarô de Marselha. Ela é linear no tempo. Entretanto, após a ocorrência de eventos chave, em qualquer ponto ele pode se tornar não-linear e saltamos de um degrau a outro, até que o processo seja concluído. O processo pode terminar a qualquer momento.
Trabalho Preparatório
Despertar
Eliminação do Desnecessário
Há tanto absurdo nesta personalidade. Tantas idéias erradas sem relação com a realidade, com a forma como as coisas realmente são. Tantas crenças erradas sobre mim mesmo. Máscaras que não me convêm e que não se encaixam realmente, que eu aprendi e fui forçado a usar. Todas elas têm que ser descartadas. Todos os símbolos de identidade têm que ir. Incluindo o “eu” espiritual — o “eu” não iluminado, assim como o iluminado. Eliminar o que não tem importância e o inútil.
Funcionamento Correto da Personalidade
Auto-Sabotagem
No entanto, os velhos hábitos morrem com dificuldade. O impulso da falsa personalidade não é tão fácil de controlar. Ela voltará com uma vingança em cada oportunidade. A auto-sabotagem, a auto-limitação, a auto-mutilação, a auto-ignorância ainda são ativadas quando recebem o estímulo certo, e muitas vezes mesmo sem estímulo aparente simplesmente em nossas mentes com suas lembranças. Sentimo-nos perdidos e parece que nosso trabalho espiritual retrocedeu. Não temos controle sobre a falsa personalidade, parece que ela tem uma vida própria.
Intervenção Externa
Assim, em situações em que estamos presos, recebemos um choque ou intervenção externa, normalmente do tipo desagradável. Isso nos sacode e quebra a estrutura de nossa personalidade. Uma doença, um acidente, um divórcio, uma traição, o que quer que seja. É doloroso, mas é bom no quadro geral do caminho espiritual.
Integração
Dor Emocional
No entanto, a dor emocional é inerente à vida e deve ser reconhecida e aceita. Nosso grau de maturidade emocional se torna proeminente. Traumas passados tornam-se visíveis, afetando nosso manifestar emocional presente, portanto deve ser processado conscientemente. Temos que crescer e aceitar a dor como parte natural de nossa experiência, em vez de negá-la ou evitá-la. A dor é para ser sentida. Não há nada de errado na dor emocional.
Ajuda Externa
Auto-Indagação
Dentro deste processo de limpeza, purificação e amor, nos preparamos para reconhecer quem realmente somos e viver de acordo com isso. A verdade revelada mais cedo no caminho torna-se cada vez mais acessível, à medida que as falsas crenças e identidades se dissolvem mais e mais e somos capazes de ouvir a voz do Estado Natural.
Realização Espiritual
Aceitação Total e paz com o que quer que esteja presente neste momento.
Tanto a vida quanto a personalidade continuam bem como deveriam. Com nossas preferências e repulsões, dores e prazeres, mas sem medo e sem artifícios. Cometendo erros, prestando atenção e aprendendo curiosamente, como um ser humano normal.