fbpx

Espiritualidade, Metafísica e Psicologia

Estas são as minhas definições:

Espiritualidade é a busca do Espírito ou do Estado Natural. Através da realização do Espírito ou do Estado Natural, a ignorância acaba e o sofrimento acaba. O Estado Natural não evolui ou muda, mas é a fonte de todas as mudanças e é a fonte de paz interior imutável.

Metafísica é o estudo e a experiência das múltiplas realidades que a mente humana é capaz de experimentar. Há muitos níveis dentro da metafísica. A alma é um corpo metafísico e é o veículo de experiência e expressão tanto da manifestação metafísica como da manifestação física quando um corpo físico é criado. A alma muda e evolui, assim se diz que o objetivo da alma é vivenciar, aprender, criar e evoluir.

A psicologia é o estudo da mente humana e de seus componentes e funcionamento. Isso inclui todas as suas funções legítimas. Para o propósito do trabalho psicológico espiritual, a parte da mente que requer atenção especial é a mentira, idéias erradas, crenças erradas e emoções negativas provenientes delas.

Não é uma regra absoluta, mas geralmente, o aspirante espiritual se interessa e se envolve ativamente na metafísica no caminho da espiritualidade.

Uma vez que o aspirante experimenta os prazeres e o poder das realidades metafísicas enquanto está no plano físico, muitas vezes o aspirante desejará voltar “para lá” depois de ter “descido do alto”. Em torno dessa experiência muitas vezes surge a crença e muitas vezes é pregado que a Realização Espiritual é igual à experiência metafísica e deve ser encontrada “lá”. Esta é a última grande falsa crença que um aspirante experimenta no caminho, e depende diretamente da sua imagem de si mesmo.

Pode também acontecer que um genuíno vislumbre do Estado Natural seja mais tarde considerado como uma experiência metafísica que está “lá” e, portanto, é algo que o “eu” posso alcançar. Essa é outra falsa crença que também depende diretamente da imagem que se tem de si mesmo.

A realização do Espírito implica a obliteração da imagem de si mesmo e das falsas crenças que ela produz.

Nothing Wrong Anymore - non-duality Advaita pointers