fbpx

Eu

O "eu" se unifica com a Totalidade no final?

Não. Não há “eu”. Literalmente. Isto não é um jogo de palavras. 

Algo que não existe não pode ser unido com algo tanto quanto não pode ser separado dele. Tudo o que existe é Consciência Pura.

O que chamamos de “Eu” é um conceito que aparece ou se manifesta em Consciência Pura. Como conceito, ele nunca foi separado da Consciência. Como entidade, ele nunca existiu. Portanto, as idéias de que ele pode unificar-se com algo, assim como de que se dissolverá ou morrerá, são falsas.

A Realização da Verdade ou do Espírito é a cessação da identificação com a crença de que somos uma entidade. Em outras palavras, imaginamos o que não somos e nos identificamos com essa imagem, então essa identificação cessa e O Que Somos é Realizado.

Tudo o que muda é que algo na mente é removido. A consciência nunca é alcançada. A busca da Consciência é uma armadilha mental que muitos, muitos trabalhadores espirituais continuam repetindo sem parar para fazer as perguntas profundas: quem sou eu? Onde eu estou? O que existe? O que é?

Existe apenas a Pura Consciência e a aparência de multiplicidade. No sentido de que muitas coisas aparecem e muitas coisas são vivenciadas. Uma dessas muitas coisas é o conceito “eu”.

Nothing Wrong Anymore - non-duality Advaita pointers