O que é a Iluminação?
Na minha definição, é uma revelação ou reconhecimento. O que é reconhecido é que a Verdadeira Natureza da realidade é a Pura Consciência e que não sou separado Dela.
Esse reconhecimento pode ter muitas conseqüências na vida da pessoa a quem aconteceu. Mais notavelmente, ele anuncia o início do último trecho do caminho espiritual para alguns, e é o verdadeiro fim do caminho para outros.
A palavra Iluminação é simbólica. Antes da Iluminação, era escuro para que a Realidade não pudesse ser vista, revelada ou reconhecida. Com a Iluminação, a luz está presente e a realidade se torna visível.
A palavra despertar é igualmente simbólica do mesmo evento. No sono, a realidade não pode ser discernida. Na vigília ela pode.
A revelação ou reconhecimento é impessoal. Ninguém desperta, está desperto ou é iluminado.
Acho isso difícil de entender.
Não é difícil de entender, é impossível. O intelecto não pode captar sua própria fonte. O intelecto é o pincel, a Fonte é o pintor. Uma vez que o bicho da busca morde, a única resolução é a própria Iluminação. E após a Iluminação, se dúvidas e a busca persistirem, prestar atenção e eliminar o que é inútil pode ajudar a Realização.
O ego tem uma contraparte em cada centro: físico/instintivo, emocional e intelectual. O intelecto pode funcionar tanto a favor quanto contra a Iluminação e a Realização. O ego mal-educado funciona contra. O ego educado é neutro. Algumas idéias espirituais que ajudam a fortalecer a personalidade no início do caminho funcionam mais tarde contra a Iluminação e a Realização.
Tudo o que compartilho com vocês, é para ajudar o intelecto a operar de forma favorável à Iluminação e a Realização; alinhando-o com As Coisas Como São, e eliminando idéias obscuras, mal-formadas, inaplicáveis, ou falsas, e eliminando crenças falsas. Dali a atenção pode fluir de maneiras inesperadas e surpreendentes.