fbpx

Iluminação

O que é a Iluminação?

Na minha definição, é uma revelação ou reconhecimento. O que é reconhecido é que a Verdadeira Natureza da realidade é a Pura Consciência e que eu não estou à parte dela.

Esse reconhecimento pode ter muitas conseqüências na vida da pessoa a quem aconteceu. Mais notavelmente, ele anuncia o início do último trecho do caminho espiritual para alguns, e é o verdadeiro fim do caminho para alguns.

A palavra Iluminismo é simbólica. Antes do Iluminismo, era escuro para que a Realidade não pudesse ser vista, revelada ou reconhecida. Com o Iluminismo, a luz está presente e a realidade se torna visível.

A palavra despertar é igualmente simbólica do mesmo evento. No sono, a realidade não pode ser discernida. Na vigília ela pode.

A revelação ou reconhecimento é impessoal. Ninguém está desperto ou é iluminado.

Acho isso difícil de entender.

Não é difícil de entender, é impossível. O intelecto não pode captar sua própria fonte. O intelecto é o pincel, a Fonte é o pintor. Uma vez que o bicho da busca morde, a única resolução é a própria Iluminação. E após a Iluminação, se a busca persistir, prestar atenção e eliminar o que é inútil pode ajudar a Realização

O intelecto pode funcionar tanto a favor quanto contra a Iluminação e a Realização. O ego mal-educado funciona contra. O ego educado é neutro. Algumas idéias espirituais que ajudam a fortalecer a personalidade no início do caminho funcionam mais tarde contra a Iluminação e a Realização.

Tudo o que compartilho com vocês, é para ajudar o intelecto a operar de forma favorável à Iluminação e a Realização; alinhando-o com As Coisas Como São, e eliminando idéias obscuras, mal-formadas, inaplicáveis, ou falsas, e eliminando crenças falsas. Dali a atenção pode fluir de maneiras inesperadas e surpreendentes.

mouse-red