fbpx

Nenhum Mundo e Nada Nunca Aconteceu

Diz-se que "não há mundo e nunca aconteceu nada". É disso que se trata a Auto-realização?

Ok. Estamos entrando em território intelectual.

Conceitualmente, a consciência tem dois modos de ser. Manifestada e Não Manifestada. Mas eles são simultâneos e não separadas. Eles não são dois. Não há divisão ou movimento entre eles.

Dentro desse paradigma, tudo o que pode ser experimentado, incluindo pensamentos, emoções e percepção de qualquer tipo em qualquer dimensão, física e além, é chamado de Manifestado.

Como o Não Manifestado, a Consciência é puro potencial e, portanto, pode ser dito que é a fonte do Manifestado. Ela é sem dimensão, portanto atemporal e sem espaço. Assim, não há mundo e nada nunca aconteceu, ou está acontecendo ou vai acontecer. É uma perfeita quietude sempre presente, e repleta de vida.

Esta é uma descrição de como as coisas são agora e em todos os momentos. Não para mim, ou para você, ou para Buda, ou Ramana, ou quem quer que seja; que são objetos na manifestação. Consciência É.

Não é o caso que “nós” vamos ser livres quando “não houver mundo e nada nunca aconteceu”. Isso é um mal-entendido. É o intelecto fazendo uma projeção. Já chega de projeções. Abandone estas idéias.

Temos que discernir quando a falsa personalidade usa idéias espirituais como esta para projetar a felicidade “fora da manifestação” ou “além” ou no “céu”, etc. Como se a Manifestação fosse um problema em si. E que se solucionaria ao abandoná-la e ir-se ao Não Manifestado. Isso é imaginação e é provavelmente um sinal de depressão ou tédio.

É melhor simplesmente reconhecer que estamos infelizes e concentrar-se na psicologia, para começar. Temos que estar cientes de onde vêm os pensamentos na personalidade. Use a ferramenta certa para o problema em questão e deixe o Não Manifestado e o Manifestado pra lá.

Nothing Wrong Anymore - non-duality Advaita pointers