fbpx

O Caminho da Alma

A alma não está em um caminho através de muitas vidas e evolui assim?

Sim, o discernimento metafísico ou a intuição profunda revela ser esse o caso.

Assim como o corpo e a personalidade mudam e evoluem à sua própria maneira durante esta vida física, a alma, ou um corpo metafísico, evolui através de múltiplas vidas. Nisargadatta Maharaj refere-se a estas experiências como “consciência” com “c” minúsculo. É o “manifestado”.

Mas no meu ver a busca da realização espiritual não tem nenhum concernimento com a evolução da alma. Na verdade, tal preocupação se torna um obstáculo. Qualquer preocupação com “eu”, quer seja “eu” personalidade, “eu” corpo ou “eu” alma, é um obstáculo pela simples razão de que não existe tal “eu” exceto como um conceito mundano prático. Portanto, essa preocupação com o futuro da alma é imaginária e ego-reforçante.

Se persistirmos em afirmar a existência do “eu”, então é sugerido que olhemos novamente. Se isso não funcionar, teremos que recuar e estudar o mecanismo de sofrimento da personalidade a fim de reconhecer em experiência própria seus componentes e como eles funcionam. E então, ao reconhecer a falsidade de suas crenças e suposições, realizaremos nossa Liberdade Nata.

fish-red