fbpx

O Caminho da Negação

Você pode comentar sobre o que significa o Caminho da Negação?

O caminho da negação é o que acontece após o despertar. No evento do despertar, a única Coisa que realmente importa torna-se Conhecida. A partir de então, a maior parte do que se arquivou em nossa mente sobre espiritualidade torna-se obsoleto e é naturalmente descartado porque a maioria das idéias espirituais apóiam a busca. É simples.

Assim, após o despertar, se for necessário um esforço, é o esforço de eliminação. A idéia de adquirir algo como adquirir consciência, por exemplo, torna-se absurda. Adquirir qualquer coisa se torna um absurdo espiritual.

Em algumas tradições na Índia, a forma de negação é chamada de Neti-Neti. Não isto, não aquilo. O que está sendo buscado não é nada que possa ser nomeado ou que tenha uma forma.

No Tarô de Marselha esse processo é representado pela carta número 13. Tradicionalmente essa carta não tem nome. Onde todas as outras cartas têm seu nome, na carta 13 há a lâmina de uma foice.

Corte. Elimine. Não isto, não aquilo. O que se busca não é seu nome, seu corpo, nem “eu”, nem Buda, nem ninguém, nem nada. Nem sua imagem de si mesmo. Essa carta aparece imediatamente após a carta simbolizando o despertar, ou o Vislumbre da Verdade.

Depois que soubermos O Que Importa, eliminação é a única coisa que resta ser feita. O resto é imaginação. Isto não é hipérbole. O último e único obstáculo para a Realização Espiritual é a imaginação. Portanto, uma manifestação específica da imaginação tem que ser eliminada. O “eu liberado” é uma imagem.

Como?

Por uma de duas maneiras: prestando atenção ao Que Importa, ou realizando que a imaginação do si mesmo não importa.

Tarot - The Hanged Man
Despertar
Tarot - Death
Eliminação

O caminho é previsível e os padrões são conhecidos. Veja a cronologia descrita com mais detalhes no Tarô nestes dois artigos: Cronologia #1 e Cronologia #2.

bird-red