fbpx

O Tempo

O Presente não é um momento entre o passado e o futuro. O tempo é um conceito. Não há passado, presente ou futuro, exceto como conceitos.

Esses conceitos têm um papel na física e na manipulação da experiência e na própria experiência. Mas a física não é o estudo ou busca da Realidade. Bem, alguns cientistas podem estar em busca da realidade, mas estão tomando o caminho cênico porque estão tentando entender a Consciência através de conceitos e medidas.

Espiritualmente, o tempo ou qualquer outra dimensão nunca existiu, portanto, diz-se que nunca aconteceu nada na Pura Consciência. A Verdadeira Natureza da realidade é a Intemporalidade. 

A palavra “eternidade” é muitas vezes mal utilizada quando se fala de espiritualidade, porque normalmente implica em tempo infinito para “eu” experimentar. A presença, no entanto, é a intemporalidade, não um ponto presente no tempo ou infinitos pontos no tempo. Quando a realização de Quem Realmente Somos se dá, isso é “entendido” de forma bastante clara e não é possível “des-entender”, assim como não é possível restabelecer o Papai Noel como o portador de presentes no Natal.

O corolário desse Entendimento é que o sofrimento baseado na necessidade de “eu” no futuro ou “eu” no passado se torna ausente.

Nothing Wrong Anymore - non-duality Advaita pointers