fbpx

Prova Espiritual

Não há provas de nada espiritual, apenas crenças.

Eu concordo em parte. A essência do Espírito não é nenhuma “coisa” ou experiência, portanto não pode ser medida, demonstrada ou comprovada. Ao considerar o Espírito o único verbo que pode se aproximar dele é o verbo ser-estar. Esta perspectiva tem o potencial de contornar a mente conceitual e lhe dá uma chance de “realizar” diretamente a Verdadeira Natureza do Espírito. A idéia do Espírito, ou do Estado Natural, é um mero conceito vazio, caso contrário.

O momento em que objetivamos o Espírito ou o Estado Natural como um conceito, nos separamos dele em nossas mentes, e essa é a imaginação básica que mantém o aspirante buscando e é obliterada quando a realização ocorre. O caminho para a realização não pode nunca através do entender o Espírito conceitualmente. Uma abordagem diferente, um tipo específico de investigação, é necessária para o aspirante maduro.

Quanto às crenças, o Espírito está sempre disponível, presente e “realizável”. Portanto, para algumas pessoas o Espírito não é uma crença ou um mero conceito. Na Realização todas as nossas crenças anteriores sobre quem eu sou (ou você é) desaparecem. Nós nos vemos como o que somos e outros pelo que são. Não apenas a personalidade, nem mesmo uma alma, mas o Espírito. 

Este não é um estado grandioso; é o Estado Natural de um ser humano. Uma criança de três anos de idade vive assim. Nossas mentes foram simplesmente preenchidas com idéias erradas e emoções negativas no decorrer de nossa “educação” e condicionamento na vida, de modo que perdemos de vista o que é Natural.

Nothing Wrong Anymore - non-duality Advaita pointers