fbpx

Truques do Ego

O ego pode ser óbvio, ou pode ser muito sutil ao projetar seus valores e condições em sua idéia de realização espiritual.

A maneira como o ego vê a realização espiritual dá forma e sabor à experiência de busca que é diferentepara pessoas diferentes.

Então, qual é a finalidade da iluminação ou da realização espiritual para nosso próprio ego? Ou seja, qual é a idéia que o ego tem da realização espiritual?

É o controle? Se apenas a Iluminação acontecer ou a sensação de separação morrer, finalmente terei controle total sobre meus estados. Isso significa que escolherei apenas os estados bons, sábios e amorosos, é claro. Por que não lançar também alguns poderes telepáticos? Muitos ioguis, santos e dervixes se enquadram nessa categoria de ego.

Ou será adequação? Se apenas a auto-realização acontecer, finalmente me comportarei de uma forma que agrade a todos, e por que não também a deus? Mas na verdade, muito provavelmente é simplesmente agradar a mãe ou o pai. Eles certamente ajudaram a programar o ego dessa maneira para que você ainda sinta inconscientemente que deve a eles o grau de adequação ou perfeição que eles, em sua própria loucura, exigiram. Agora se expressa coms as pessoas ao seu redor em sua vida.

Ou seja, o ego está esperando que você se sinta adequado para afirmar: “Eu sou Auto-realizado”. Bem, boas notícias, isso é fantasia. É o ego operando inconscientemente e impingindo na sua abordagem espiritual.

Há sete padrões, mencionei dois deles.

Cada cor do ego tem muitos pequenos truques, abordamos cada um deles um por um, de acordo com nosso padrão específico, conscientemente. Até que o último truque seja visto através dele. Quando isso acontece, chamamos de Auto-Realização ou, como eu prefiro, Realização Espiritual, porque não existe um “si mesmo” que tenha alguma relevância nisso.

Soa como um bom plano ou receita? Eu não estou brincando. Isso é o que pode acontecer. Agora, se o universo vai se alinhar para que isso aconteça, eu não sei. É um jogo de aposta. Você joga com suas cartas o melhor que pode.

Não há mistério nesse processo. Um monte de mal-entendidos é eliminado e o que resta é a Verdade ou as Coisas Como Elas São, da qual você como pessoa faz parte.

O termo Estado Natural é incisivo. É Natural, não especial. A Realização Espiritual é a condição normal de um ser humano, a projeção do ego baseada na sensação de separação e medo é o artifício. Um super ego não é a Realização Espiritual. O ego não morre ou desaparece, mas o artifício pode.

fish-red