fbpx

Um Processo

O despertar ou a realização espiritual é um processo gradual?

Primeiro, em minha terminologia e, na experiência que vejo em muitos aspirantes, despertar e auto-realização são duas coisas diferentes. A primeira é uma revelação. Uma surpreendente exibição do que somos. Existe apenas um despertar desse tipo. Eu o chamo de Vislumbre da Verdade. Quando descobrimos que o Papai Noel não existe, ele acontece apenas uma vez. O mesmo aqui, sabemos quem somos uma vez, e acabou. O que se segue é diferente do que veio antes.

A Realização Espiritual, ou Remoção da Ignorância, é a remoção final da crença em ser uma entidade separada, e com ela o apego ao sofrimento psicológico se vai para sempre.

O Vislumbre da Verdade e a Remoção da Ignorância revelam o que é desprovido de dimensão ou movimento, revelando assim nossa Natureza Essencial, que está sempre presente e que precede a dualidade.

Portanto, o que se busca não faz parte do processo. Não é adicionado pouco a pouco. Não existe um pouco do que somos e depois muito, ou o todo, do que somos.

O que se busca não é um estado que eu tenho ou que recebo no final do caminho. É o contrário. A crença no “eu” se torna ausente para sempre. Portanto, não há “obter” nem “eu” para obtê-lo. Não há “conseguir” o que somos

Entretanto, a mente, ou a personalidade, passa por um processo tanto antes quanto depois de qualquer um desses dois eventos.

Na verdade, a mente passa por múltiplos processos diferentes.

O primeiro processo é de acumulação, crescimento, controle e esforço. Isso é o trabalho preparatório. Após o Vislumbre da Verdade, o processo de eliminação começa. Quando a mente está suficientemente clara de crenças erradas, idéias erradas e emoções negativas, então a ignorância pode ser removida completamente com um só golpe.

Assim, a mente passa por um processo de preparação para ambos os eventos. Após a Realização Espiritual, ela continua aprendendo e cometendo erros, e desaprendendo, mas sem qualquer busca espiritual ou apego ao sofrimento psicológico. 

Entretanto, para algumas pessoas, parece-me que a Remoção da Ignorância (realização espiritual) acontece de uma só vez com o Vislumbre da Verdade (despertar) e todo o período subseqüente de eliminação gradual é inexistente. Para eles, o Vislumbre é tal que põe um fim à ignorância de uma vez por todas.

Pelas histórias que ouço e pelas pessoas que conheço, o Vislumbre da Verdade e a Remoção da Ignorância acontecem separados no tempo, e trabalho e/ou algum processo ocorre e é necessário entre esses eventos.

Nothing Wrong Anymore - non-duality Advaita pointers