fbpx

Vontade e o Poder de Fazer

Alguns ensinamentos dizem que devemos desenvolver a vontade e o poder de fazer...

Aspirantes no começo do caminho devem conjurar poder para sustentar os esforços de viajar através da selva do sofrimento psicológico e do carma doloroso. O indivíduo deve acreditar que tem poder, caso contrário, ele desmoronará sob a pressão.

Entretanto, isso é temporário. O foco em poder invariavelmente cria sofrimento psicológico através da falta de aceitação das coisas como elas são e o desejo de mudar as coisas através de força bruta. E nós sofremos porque não podemos mudar o resultado das coisas quando as coisas correm mal. Por outro lado, quando nossas escolhas (isto é, o poder relativo que temos) se alinham com o resto do universo e as coisas dão certo, não poderíamos nos importar menos com o sofrimento ou qualquer uma destas coisas que estamos discutindo.

Mais tarde, o quadro se inverte. Isto é belamente retratado no Arcano Maior do Tarô, no símbolo do Pendurado. A “Verdade que nos liberta” é que o indivíduo é totalmente impotente, exceto em condições muito limitadas e sempre dependente do Todo para sua expressão. 

Na verdade, o indivíduo é uma expressão do todo. Esta é uma grande mudança na perspectiva espiritual e as noções de controle, domínio, poder ou vontade são descartadas em favor de um senso muito mais amplo de si mesmo que carrega a Liberdade e a Paz sempre e em todos os lugares.

Tarot - The Hanged Man
Ausência de Poder
Nonduality, Advaita. The end of suffering.